quarta-feira, 12 de outubro de 2011

DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS DE JESUS CRISTO AO ENCONTRO DO PRÓXIMO

Toda vez que recebemos uma boa notícia, não vemos a hora de partilhar com um parente, o melhor amigo, alguém que amamos, etc. Não encontramos limites para tal, seja pelos meios de comunicação ou pessoalmente queremos levar a notícia.. E, partindo desse pressuposto, iremos meditar a importância de sermos discípulos e missionários d'Aquele que nos envia para a missão e transmite a boa Notícia.
Os bispos reunidos em aparecida-SP no ano de 2007, em ocasião da V Conferência Geral de Episcopado Latino-Americano e do Caribe, já nos alertava que: " A missão não se limita a um programa ou projeto, mas é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anuncia-lo de pessoa( DAp 145, p. 78). E, ainda acrescenta que: " Necessitamos sair ao encontro das pessoas, famílias(...) para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo, que preenche nossas vidas de sentido, de verdade e de amor, de alegria e de esperança." (DAp 548, p.243)
A Igreja está nos convocando para irmos ao encontro do outro e, levar a experiência da Boa Nova do Reino, assim como Jesus fez. a Palavra de Deus nos relata várias situações em que Jesus foi ao encontro do próximo, nos ensinando qual caminho que também devemos seguir. Visitou Zaqueu(LC. 19, 1-10), Lazaro (Jo 12, 2) e tantos outros. O objetivo de Jesus era escutar as pessoas e, ao mesmo tempo, pregar o Evangelho. Esses exemplos nos mostram que discípulo não sai para falar de si, mas compartilha daquilo que o levou a estar ali.
A missão está bem próxima de nós, ou seja, estamos refletindo o sentindo de sermos missionários em nossa realidade local. Somos missionários, na medida em que compreendemos o que é missão, e nos colocarmos em disposição de discípulos enviados pelo Senhor. E, isto nós fazemos a partir do momento em que assumimos nossa missão de cristão batizados. Mas é necessário entender que, antes de ser missionário, o evangelizador precisa ser discípulo, e este não deve medir esforços para o discipulado, é despojar-se de si mesmo.
Ser discípulo e missionário é receber um grande um grande dom de Deus. O Senhor confia em nós a oportunidade de semear a sua Palavra no meio do povo, que por vezes se encontra em situações de opressão, sofrimento e cansaço espiritual. O missionário é convidado a levar uma palavra de esperança a essas pessoas, ajudá as a ter uma busca autentica no Senhor á luz do Evangelho e na celebração dos Sacramentos.
Na certeza de que Jesus não nos abandona e prossegue conosco nesta jornada missionária "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo"(Mt 28,20), possamos irradiar em nossas faces a alegria de evangelizar, conforme o Documento de Aparecida salienta "(...) façamos tudo isso com ímpeto interior que ninguém e nada seja capaz de extinguir. Seja essa a maior alegria de nossas vidas dedicadas." (DAp 5552. p. 246)
Sigamos o exemplo daquela que foi discípula e missionaria do Mestre, Maria, que "acolheu e conservou a Palavra de Deus em seu coração" (Lc 2, 19), para assim também nós ficarmos atentos à voz de Jesus.



Rovilson Ângelo da Silva
Seminarista estudante do 1° ano de Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário