ENF 2012

Chamados à missão, ao pastoreio e à santidade



Gratidão, entusiasmo e comprometimento. Assim pode ser resumida a atmosfera na qual foi celebrada a Missa de encerramento do ENF 2012, presidida pelo padre Geovani e concelebrada por diversos sacerdotes e diáconos.
O evangelho do dia (Mc 1, 21-28) foi comentado pelo presidente da celebração  que destacou a relação entre o testemunho e a autoridade : “A autenticidade da Palavra de Jesus se revelou na sua vida. A partir dessa reflexão, Pe Geovane pontuou os três grandes chamados feitos  aos carismáticos durante o ENF 2012: à missão, ao pastoreio e à santidade. “A nossa autoridade no pastoreio e na missão virá da nossa vida de santidade”, explicou.
No decorrer da homilia, o sacerdote foi exortando os presentes a colocarem em prática tudo o foi que trabalhado durante o encontro: “todos estamos convencidos de que a formação recebida precisa ser realizada em nossa vida”, disse. Em outro momento, reforçou a ideia com a seguinte declaração: “precisamos sair do ENF e fazer o ENF acontecer aonde formos”.  
E todo esse convite à ação e ao comprometimento com os direcionamentos e projetos apresentados durante o ENF foi permeado por uma postura de pastoreio e santidade.  “Os projetos da RCC precisam crescer e gerar vida em nossos Grupos de Oração e na nossa cidade. O nosso testemunho será mostrado pela nossa unidade e pela luta para que tudo o que escutamos aqui faça parte da nossa espiritualidade, da nossa coordenação, da nossa própria vida”, conclamou o padre.
Para encerrar sua homilia, Pe Geovani convidou todos os presentes a orar e a acolher a vontade de Deus para suas vidas e para a vida da RCC.
No encerramento da celebração, foi apresentado um vídeo com flashes de momentos marcantes do ENF 2012. Além disso, os missionários da RCCBRASIL Rita de Cássia Luiz de Sá  e Fabiany Silva, juntamente com o aluno da terceira etapa da Escola Nacional de Formação,  Adan Lopes testemunharam as graças recebidas na atividade missionária realizada durante a tarde de ontem pelos bairros de Lorena/SP.




_____________________________________________________________

Orando pela restauração de nossas famílias

Notícia postada dia 28 10:22:50-01-2012 | 01
Com a palavra de Jeremias 31, 13-31-32, o casal coordenador do Ministério das Famílias, Airton e Marli, começaram uma oração pela restauração e renovação das famílias.
Marli conduziu uma oração direcionada às mulheres ali presentes, mães, filhas, avós e jovens, pedindo ao Senhor para que todas, a exemplo de Maria, sejam fiéis a Jesus. Logo depois, Airton orou pelos homens, para que sejam verdadeiros exemplos do amor de Deus em seus lares.
na sequência, Pe Geovane, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi convidado a conduzir uma oração de renúncia a todos os espíritos malignos e a  tudo o que, de uma maneira ou de outra, esteja abalando as famílias ali presentes.
“Nós, aqui presente, somos os protagonistas de um novo tempo em nossas famílias, a partir de hoje. Uma nova história começa a ser escrita a partir de nós”. Com essa profecia, a oração foi finalizada.

_____________________________________________________________

Um ginásio inteiro aos pés de Jesus

Notícia postada dia 27 11:30:22-01-2012 | 01



A sexta-feira começou animada e ungida no Ginásio do Clube Comercial de Lorena/SP. O cantor Eros Biondini, que visita o ENF, comandou a abertura do dia. Em seguida, teve início um momento muito especial de Adoração ao Santíssimo Sacramento, unção que tomou conta do lugar e deixou o ginásio inteiro prostrado aos pés do Senhor.

Assim que o Santíssimo Sacramento foi entronizado no ginásio, o diácono Helder Gomes Carneiro convidou todos a louvarem a Deus, falando do amor que sentem por Ele. Em seguida, um grande clamor em línguas foi levantado. Os momentos de oração foram conduzidos pela coordenadora da Comissão de Formação, Rita de Cássia de Sá e pelo coordenador do Ministério de Oração por Cura e Libertação, Onazir Conceição. “O Pastor chegou para apascentar as suas ovelhas”, motivou Rita.

Na sequência, Onazir convocou os participantes a rezarem por libertação.Novamente, o povo levantou e orou com fervor. Ao final, o Santíssimo foi levado sob aplausos e cantos que diziam: “Ele é o Rei, Ele é o Senhor, a Ele a Glória...”


_____________________________________________________________

Pregação aprofunda dons de conhecimento

Notícia postada dia 27 11:43:30-01-2012 | 01

Após a adoração ao Santíssimo Sacramento que abriu as atividades do ENF 2012 nesta sexta-feira (27), os participantes acompanharam a primeira formação do dia, sobre os dons de conhecimento. O momento foi conduzido pelo coordenador estadual do Ministério de Pregação de Minas Gerais e participante do Grupo de Oração Obra Nova, José Carlos.

Com bom humor e um jeitinho mineiro de ser, o pregador falou sobre os dons do discernimento dos espíritos, de sabedoria e de ciência. Em cada um dos dons, José Carlos descreveu a distinção entre os dons, a sua utilidade, o exercício dos dons nas Sagradas Escrituras e como este dom é manifestado em nossos grupos e em nosso cotidiano.

O coordenador nacional do Ministério de Pregação, Lázaro Praxedes, recapitulou os pontos levantados por José Carlos e conduziu a oficina de dons, na qual, após breve descrição, os participantes eram convidados a experimentarem de uma maneira mais profunda cada um dos dons. Às vezes em duplas, às vezes individualmente, os carismáticos oravam fervorosamente para renovar e/ou receber estes dons fundamentais para o exercício de todos os ministérios e serviços e para o dia a dia dos cristãos.

Dons e carismas: o que é isso?
Os carismas são dons, graças, presentes, dados pelo Espírito Santo, “mas um e o mesmo Espírito distribui todos esses dons, repartindo a cada um como lhe apraz” (I Cor 12,11). Em sentido restrito, os carismas são manifestações extraordinárias do Espírito Santo para proveito comum.


Para saber mais
O assunto é tratado de forma minunciosa na apostila 2 do Módulo Básico de Formação da RCCBRASIL (conhecido como Paulo Apóstolo). A publicação está disponível nas livrarias da RCC dos Estados e para encomenda online através do site da RCC Shop: www.rccshop.com.

_____________________________________________________________

Carismas e pastoreio

Notícia postada dia 26 18:20:33-01-2012 | 01

Para um ginásio quase lotado, o coordenador nacional do Ministério de Pregação, Lázaro Praxedes, ministrou o segundo momento de pregação do ENF 2012. Dessa vez, a temática central do evento, o pastoreio, foi abordado a partir da identidade carismática.

Sendo assim, a proposta da pregação foi aprofundar um dos pontos fundamentais da identidade do Movimento: a vivência dos carismas. “Nosso chamado de apascentar as ovelhas se dá a partir daquilo que nós somos, da nossa identidade enquanto Movimento. E nós sabemos que o tripé da identidade da RCC é o batismo no Espírito Santo, a vivência dos carismas e a vida em comunidade. Para bem pastorear, precisamos conhecer e aprofundar o uso dos carismas porque os dons do Espírito Santo multiplicam as possibilidades humanas de evangelização”, afirmou o pregador.

Aproveitando o significado grego para a palavra carisma, que significa dom gratuito, Praxedes ressaltou a importância de nos abrirmos para essa graça e de lembrarmos que não a recebemos por merecimento, mas que os dons estão potencialmente em nós.

Na sequência, Lázaro fez uso da palavra bíblica de I Cor 12 e destacou que os capítulos 12, 13 e 14 da primeira carta de São Paulo aos Corintios é o manual da vida carismática. Ele contextualizou o texto explicando que a cidade de Corinto, a qual se dirigia São Paulo a escrever a carta, era um lugar populoso e com um contexto social marcado pela luxúria. “Nesse lugar de grandes dificuldades de evangelização, Paulo fala ao povo sobre carismas porque eles são dons úteis para a vida da Igreja. Hoje em dia, pela nossa realidade social, também é necessário que o Espírito Santo distribua os carismas porque a nossa evangelização precisa ser acompanhada de sinais”, explicou.

Dando prosseguimento a sua fala, Lázaro discorreu de forma mais específica sobre três carismas: dom das línguas, profecia e interpretação das línguas. Além de explicações conceituais sobre cada carisma, o pregador procurou apontar motivações para o uso de cada dom. Para tanto, no final de cada exmplicação, a assembleia era convidada a orar e exercitar o carisma em questão.

Sobre o dom de línguas, Lázaro afirmou que, mesmo sendo uma manifestação comum no meio carismático, muitos ainda têm dúvidas sobre a veracidade da sua oração em línguas. Diante disso, ele ressaltou que não há conceitos humanos na oração em línguas e que esse dom serve para a edificação da própria pessoa. “Dizem que a oração em línguas é o menor dos dons. Mas quando a experimentamos, creio que não seja mais possível dizer isso. É o próprio Espírito orando em nós e por nós, você acha isso pouco?”, concluiu.

Em relação à profecia, o pregador relembrou conceitos relevantes sobre o uso desse carisma como a necessidade de confirmação da assembleia e a importância de sabermos silenciar interiormente para poder escutar a Deus. Ele ressaltou também a necessidade de exercitarmos a escuta profética durante o ciclo carismático: “Deus respeita o nosso jeito de ser e fala de uma especial com cada um de nós. Com o tempo, a gente aprende que só Deus fala conosco daquele jeito”.

O carisma da interpretação das línguas também foi abordado. Lázaro esclareceu que esse carisma não se trata da capacidade de traduzir a oração em línguas, mas de perceber o que o Senhor quer dizer em uma determinada circunstância.

A pregação terminou com um forte clamor por uma nova efusão do Espírito Santo.

_____________________________________________________________

Primeira pregação do dia: Apascenta as minhas ovelhas

Notícia postada dia 27 11:27:02-01-2012 | 01
A primeira pregação do Encontro Nacional de Formação foi conduzida pelo presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Marcos Volcan, na manhã desta quinta-feira (26). Com o tema “Apascenta as minhas ovelhas”, ele desenvolveu a moção que conduzirá os trabalhos do Movimento em 2012. O momento também tinha como objetivo fazer uma introdução ao encontro que se inicia.
Volcan iniciou sua pregação falando que, antes de sermos pastores, é importante que lembremos que somos todos ovelhas. Para ilustrar o assunto, foi apresentado um vídeo da Parábola da Ovelha Perdida (assista abaixo). Ele pediu, após a exibição, que todos nós lembrássemos de quando fomos resgatados: “Quando isso aconteceu a você? Quando você foi salvo pelo Pastor, quando estava no limite de tudo?”, perguntou.
Seguindo a ideia do vídeo, ele passou a analisar a conduta da ovelha que se separou do rebanho. Segundo ele, por uma distração, ela deixa para trás tudo aquilo que vivia na pastagem, feliz, para explorar novos campos. Mas aquela distração a leva para a escuridão. “Mas quando ela estava no limite, o pastor escuta o seu grito!”, explica o presidente. Ele prosseguiu: “Deus nos resgatou do abismo. Todos nós vivemos porque fomos resgatados”.
Logo em seguida, Marcos chamou atenção para o fato de o Senhor ter reunido os carismáticos neste grande encontro para que sejamos ovelhas. “Carecemos dos cuidados de Deus”, disse. Para ele, está é a razão para o crescimento do Encontro que agora acontece, pois os direcionamentos dados durante a sua programação são como cuidados de Deus para nós, nos dando força e coragem. E, para isso, continuou ele, nos reunimos na forma desta grande família carismática. “É bom estarmos juntos”, comemorou Volcan.
O ENF é uma boa chance, segundo o presidente do Conselho, para projetar um ano de 2012 de muitas graças e bênçãos. “Ao contrário dos profetas da desgraça, estamos reunidos aqui para fazer de 2012 o ano da Renovação Carismática Católica”, afirmou.
Para projetar o novo ano, Marcos apresentou um vídeo contendo os fatos mais marcantes de 2011, como os Congressos Estaduais, as atividades missionárias e as conquistas do Movimento. Após a exibição, ele lembrou a todos: “Há ainda muito que ser feito”.
Ao finalizar a sua reflexão sobre o tema do ano, Marcos Volcan lembrou o texto de inspiração – Jo 21,17 -, quando Jesus pede a confirmação do amor de Pedro para entregar-lhe sua tarefa. Por isso, a Sua insistência: “Pedro precisava que Jesus confirmasse sua nova missão”. Para Marcos, este é o motivo de estarmos reunidos no ENF: “Precisamos disso para ter nossa missão confirmada”.A pregação foi terminada com uma oração de entrega conduzida por Marcos.
Assista ao vídeo da parábola da Ovelha Perdida:

_____________________________________________________________


Manhã de quinta-feira inicia com a celebração da Santa Missa

Notícia postada dia 26 18:15:24-01-2012 | 01
A programação desta quinta-feira (26) no Encontro Nacional de Formação foi iniciada com a Santa Missa. Fazendo a memória litúrgica de São Timóteo e São Tito, os cerca de 3.500 carismáticos presentes no ginásio do Clube Comercial de Lorena/SP acompanharam a Celebração Eucarística presidida pelo padre Geovane Ferreira da Silva, coordenador nacional do Ministério Cristo Sacerdote, e concelebrada por mais 15 sacerdotes do Brasil todo.
Na homilia baseada no Evangelho de Lucas (10,1-9), padre Geovane fala da escolha dos 72 discípulos trabalhadores da colheita e a explicou, levando todos a refletirem sobre o tema do ano, “Apascenta as minhas ovelhas” (Lc 21,17): “Jesus Cristo está nos instruindo através desta Palavra, sobre como fazemos para chegar aos corações das ovelhas. Como é possível permitir que a ação de Deus chegue ao coração das pessoas”, falou Pe. Geovane.
Finalizando este momento de reflexão acerca do texto, o sacerdote convidou a todos que renovassem seu compromisso do batismo. “Que o Espírito Santo do seu batismo se renove mais uma vez dentro de você, mergulhe na profundeza do que o Senhor tem para você. Renove também a força de assumir os projetos da RCC, coloque-se disponível para viver a moção do Senhor Jesus para você. Que a ação do espírito aumente sua disposição e seu compromisso nas ações de Deus, no chamado que Ele nos fez para estarmos aqui e sermos formados”.
Após a comunhão, o coordenador do Ministério para Seminaristas fez um apelo aos Grupos de Oração sobre o cuidado que devem ter às vocações surgidas no seio da RCC: “Pastoreiem seus seminaristas, suas vocações sacerdotais. Grupos de Oração, apascentem essa vocação, apascente esse seminarista, sejam pais, familiares, rezem por eles, liguem para eles, não os abandonem"
_____________________________________________________________