sexta-feira, 24 de junho de 2011

A importância do Louvor


A mais bela oração é a de louvar a Deus, pelo que Ele é; sua grandeza infinita, seu poder absoluto e seu amor sem limites. A Igreja nos ensina que na eternidade louvaremos a Deus sem cessar. Santo Inácio de Loyola ensinou que este será o gozo da nossa alma. Então , a vida eterna consiste em “conhecer” e “louvar” a Deus.

Não é possível louvar a Deus sem conhece-Lo, Mas este conhecimento de Deus não é apenas teológico, intelectual, mas principalmente pela comunhão e participação de sua vida divina.

Ao contemplar a grandeza ou a beleza de suas obras, todas feitas para nós, com amor, sabedoria e perfeição, nosso coração exulta e nossos lábios devem cantar como o salmista. Os 150 salmos são a expressão de um coração apaixonado pelo seu Deus, e que exprime em prosas, versos, canções, gritos e júbilo, toda a sua alegria e todo o seu amor ao criador, e nele se abandona na alegria e na dor.

Assim o louvor é a expressão primeira e necessária de todo aquele que crê e que ama a deus. O salmista quer que tudo e todos, sem cessar, em todo o tempo e lugar, cantem as glorias do Senhor. O último dos salmos expressa essa “explosão” de louvor:

“Louvai o Senhor em seu santuário,

Louvai em seu majestoso firmamento.

Louvai-o por suas obras maravilhosas,

Louvai-o por sua majestade infinita.

Louvai-o ao som da trombeta,

Louvai-o com a lira e a cítara.

Louvai-o com tímpano e danças,

Louvai-o com a harpa e a flauta.

Louvai-o com símbolos sonoros,

Louvai-o com símbolos retumbantes.

Tudo o que respira louve o Senhor” (Sl 150)

È maravilhoso esse “tudo o que respira louve o Senhor!”

Santo Agostinho dizia que: “ Nossa meditação é uma espécie de treino no louvor do Senhor. Se a felicidade da vida futura consiste em louvar a Deus, como poderemos louva-lo se não fomos treinados? Louva e bendiz ao Senhor todos e em cada um dos teus dias para que quando venha esse dia sem fim, possas passar de um louvor ao outro sem esforço.”

Como não podemos passar o dia em louvor, apenas com os lábios, por causa das atividades, Deus nos deu uma outra maneira de louva-lo: cumprindo bem a sua vontade em tudo o que devemos fazer. Assim tudo será dirigido para a Sua glória.

“Tudo o que fizeres, faze-o bem e terás louvado a Deus” (Sto Agostinho). De nada vale louvar a Deus com os lábios e ser um preguiçoso, relapso nos serviços do seu estado, ou displicente na sua profissão. Pouco vale louvar a Deus com os lábios se não o louvar com a vida.
Prof. Felipe Aquino

quinta-feira, 23 de junho de 2011



O
nome vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus
Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia
- o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece
numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição
deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele
mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que
se transformariam em seu Corpo e Sangue.

"O que come
a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei
no último dia.

Porque a
minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente
bebida.

O que come
a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come
deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).

Através
da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se
faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu
amor e se entrega por nós.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dê a Nossa Senhora a chave de sua casa

No sonho de Dom Bosco, o Papa fazia com que a barca da Igreja chegasse entre as duas colunas: Maria e a Eucaristia. É preciso consagrar a nossa família e a nossa casa àqueles que são os seus verdadeiros donos. Se você ainda não deu a eles o direito de serem os donos do seu lar, está na hora de fazê-lo! Se as coisas andam erradas, certamente é porque você ainda insiste em ser o dono da sua casa.

Quem somos nós para solucionar alguma coisa!

É preciso dar a Nossa Senhora a chave da nossa casa, e fazer com que ela seja a dona. Precisamos consagrar a nossa casa a ela. Não precisa ficar com medo! A primeira coisa que a Virgem Maria vai fazer quando você a constituir dona da sua casa é entronizar Jesus nela. "Entronizar" quer dizer "colocar no trono". Ela vai sentar-se no trono da sua casa e ficará ao lado de Jesus, humilde, olhando para Ele, para nós, para a nossa casa, apontando para Jesus, apresentando-Lhe nossos problemas e as dificuldades.

Há quem diga que estamos idolatrando Nossa Senhora. Não se trata de idolatria. Ela é dona e rainha mesmo, mas sabe qual é o lugar dela. Ela não vai tirar o lugar de Cristo. Ao contrário, irá devolver a Jesus o lugar que Ele não está tendo em nossa casa. Está na hora de consagrar a nossa casa a Virgem Maria. Tenha certeza de que, consagrando-a a ela, a nossa casa será consagrado a Jesus, o Senhor.


                                                                                                                                  
Monsenhor Jonas Abib                                                                                       

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pentecostes 2011- 12/06

"Acada um é dada a manifestação do Espirito em vista do bem de todos"  1 Cor 12,7












Eu lançarei as redes


“Quando Jesus acabou de falar, disse a Simão: “Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Simão respondeu-lhe: Mestre trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de Tua Palavra lançarei a rede. “Feito isso, apanharam peixes em tanta quantidade que a rede se lhe rompia.”
Lucas 5,4-6


Os verdadeiros servos de Deus são verdadeiros amigos.
Estes vivem de forma a agradar a Deus, amando com a alma, com o coração, um amor que gera compromisso.
Jesus ama a todos. Mas nem todos aceitam seu chamado. Então cabe a nós, avançar para águas mais profundas, sem medo, e arrebanhar almas sedentas do amor de Deus.
Queridos servos do Senhor: Quantas vezes pensamos que não conseguiremos ir um pouco mais além! Quantas vezes nos sentimos abatidos e desanimados!
Quantos momentos na vida da gente que dizemos: não vou agüentar!
Quando isso acontece, Deus lança a rede sobre você e te acolhe, e te enche de coragem com suas palavras, com se ânimo, com sua alegria, e aí então lançamos as redes. E; ao lançarmos as redes, podemos perceber, quantas pessoas estavam esperando esse chamado! Quantas pessoas estão no fundo do poço, pra “baixo”, esperando a rede ser lançada, esperando algo em que possa se apoiar...
Querido servo! Querido amado do Senhor! Seja sempre o servo que lança a rede! E lançar as redes é ficar constantemente ligado em Cristo Jesus.
Dentro de nosso coração há uma fonte, uma fonte de água pura e cristalina, de água abundante, para quem tem sede de amor, de carinho, de força, de apoio, de direção...
Então ajude, apóie, converse, estenda as mãos, ouça, oriente.
Seja realmente um pescador!
Fixe seu olhar no horizonte, certo da missão que tens a cumprir, e seguindo os passos do Senhor, jogue as redes...